Ando com uma dúvida há imenso tempo:
porque é que em sítios onde há acessos wireless (como o centro Comercial Colombo, em Lisboa, ou o Centro Comercial Glicínias, em Aveiro), só se consegue ligar o computador portátil nas áreas abrangidas?
Tinha-me acontecido em tempos, no Glicínias, ao ir experimentar um acesso Wireless da Cabovisão, não conseguir ligar o computador em nenhum sítio, excepto na Praça da Alimentação, na área abrangida; ou melhor, o computador não dava sinais de vida até estar nessa área, altura em que, com por magia, ficava pronto a funcionar.
No Colombo, aconteceu-me o mesmo: tive que ir até dentro da Fnac para que o portátil funcionasse normalmente.
Isso preocupa-me por dois motivos:
Porque raio é que (e como é que) uma instituição pode controlar o sítio exacto onde ligo o meu computador, além do controlo legítimo sobre o acesso à rede?
Qual é a vantagem destes tipos em concentrar a malta toda dos laptops em sítios pequenos, se nem todos quiserem estar a curtir ligações wireless?
No Colombo fiquei mesmo irritado, porque só queria ver um documento que tinha no computador com as indicações para chegar até à AudioPro e tive que ir até à Fnac para conseguir ter acesso ao meu próprio computador!
Controlar o acesso à rede é uma coisa, agora andar a interferir com o meu computador pessoal?!?!?!?!
Acho que vou pôr a dúvida à mailing list da Apple, a ver se alguém sabe de alguma coisa.