“Jazz na Relva” em Paredes de Coura

É mesmo verdade!
A abertura das hostilidades do “Jazz na Relva”, no Festival de Paredes de Coura 2005 vai estar a cargo de Cheesecake Project, Gheegush (um novo nome para velhas cumplicidades) e do Space Ensemble, combinação explosiva dos dois agrupamentos.

O Cheesecake Project é o espaço de experimentação liderado pelo Jorge Queijo onde o universo de possibilidades da percussão é explorado e alargado em cada intervenção.
Gheegush é o nome escolhido para o encontro de velhos cúmplices: eu e o Zé Miguel (parceiros de ohmalone e de tudo o resto) encontramo-nos mais uma vez com o Henrique e o Gustavo, com quem mantemos há uns anos relações de grande proximidade e propomo-nos “deglutir um caldo de referências musicais que atravessam todas estas áreas, alternando entre a improvisação livre total e estruturas que recuperam, reinterpretam e homenageiam tiques e clichés estilísticos”. E não é treta: junta-se o humor “ohmaloniano” ao larguíssimo espectro de músicos como o Henrique e o Gustavo e temos do gore-punk ao corridinho algarvio um campo aberto de possibilidades interpretativas. E as estruturas estão a ser preparadas para isso mesmo.
Space Ensemble é a designação genérica dos encontros de músicos do núcleo duro do Space e a estrutura de septeto que teremos em Paredes de Coura, vai permitir uma nova incursão à estrutura do Free Jazz do Ornette Coleman e às leituras Spy vs Spy, do John Zorn. A primeira foi feita no Passos Manuel e foi bem sucedida… agora só podemos melhorar.

Para saber mais podem fazer uma visita ao site do Festival de Paredes de Coura.

1 pensamento em ““Jazz na Relva” em Paredes de Coura

  1. Pingback: F.R.I.C.S. @ Paredes de Coura 2007 at diário de bordo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>