Categorias
blog

Space 2005, parte 2

Space 2005

A Trem Azul Jazz Store acolhe durante o mês de Outubro o festival de música experimental e improvisada Space 2005 parte 2

06 OUT 05
Gheegush

Henrique Fernandes (contrabaixo)
Gustavo Costa (bateria)
João Martins (sax)

Gheegush é o resultado natural da intensa actividade no campo da improvisação livre que estes 3 instrumentistas têm desenvolvido, no âmbito das mais diversas formações. A característica fundamental desta combinação particular de músicos é o ecletismo, resultado mais do que natural da associação de experiências que vão desde o rock pesado e o punk rock, à música erudita contemporânea e clássica, passando pelo pop, o jazz e o folclore. Com uma voracidade pouco habitual, Gheegush propõe-se deglutir um caldo de referências musicais que atravessam todas estas áreas, alternando entre a improvisação livre total e estruturas que recuperam, reinterpretam e homenageiam tiques e clichés estilísticos. Um risco calculado, dada a forte cumplicidade musical que une os intervenientes.

13 OUT 05
Cheese Cake

Jorge Queijo (bateria)
+ convidados

Cheese Cake Project é um projecto liderado por Jorge Queijo, membro de várias formações de jazz (Lifftof, Cool Train) e de música tradicional (Realejo, Segue-me à Capela). Tem vindo a compôr especificamente para este projecto, que tem apresentado com diferentes formações em duo e trio, mas também a solo. Reservou este projecto de jazz para a exploração e experimentação e por isso tem integrado nas suas percussões alguns componentes electrónicos que permitem apresentar uma sonoridade original. Além disso, nos seus concertos, intercala as suas composições originais com alguns momentos de improvisação mais inspirada no Free Jazz.

Concertos às 19h30.

A Trem Azul Jazz Store fica em Lisboa, na Rua do Alecrim, 21A, entre o Cais do Sodré e o Largo Camões

Space . festival

Segundo os organizadores, O Space é um Festival que procura abordar os novos rumos da música contemporânea, possibilitados quer pelas vias da experimentação e improvisação, quer pelas novas tecnologias digitais.

Face às dificuldades encontradas pelos músicos portugueses em levar até ao palco as suas iniciativas mais originais, o Space visa ser uma plataforma de ensaio para novas formas e formações musicais, contribuindo para a sua melhor divulgação.

Neste momento, o objectivo do Space é juntar uma série de músicos seleccionados individualmente pelos seus percursos e desafiá-los a criar projectos musicais e de entretenimento. Com qualidade e correndo riscos, normalmente apresentando conceitos experimentais e originais.

Este festival nasceu em 1999, em Coimbra, e é uma organização da Associação Cultural Rock’n’Cave

Space 2005 parte 2 : festival de música experimental e improvisada

PROGRAMA (provisório)

6 OUT- Trem Azum, Lisboa: GheeGush
9 OUT – Passos Manuel, Porto: Space Ensemble musicando a história do Principe Achmed, berlim 1926: primeira curta metragem de animação europeia, realizada por Lotte Reiniger com silhuetas articuladas. Parceria com o Festival de Avanca
13 OUT – Trem Azul, Lisboa: Cheese Cake
16 OUT – Velha-à-Branca, Braga: sets de improvisação 2×2
22 OUT – Teatro Esther de Carvalho, Montemor-o-Velho : Space Ensemble musicando a história de Principe Achmed (parceria com Festival de Avanca)
Porto : Rivoli Cofé-Concerto : 2 datas a definir

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.