Achmed no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)

O Space Ensemble volta a apresentar “As Aventuras do Príncipe Achmed“, desta vez no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães). E para um público infanto-juvenil. Um desafio muito estimulante.

As Aventuras do Príncipe Achmed
Space Ensemble

org. Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor
Filme/Concerto
Centro Cultural Vila Flor (Pequeno Auditório)
Público-alvo: a partir dos 5 anos
Duração: 65 min
Preço: 1€

Realizado em Berlim, em 1926, por Lotte Reiniger, “As Aventuras do Príncipe Achmed” é a primeira longa-metragem de animação europeia. Desta feita, poderemos assistir a um filme/ concerto, em que a magia das sombras chinesas se alia à música experimental, numa banda sonora original criada pelo Space Ensemble, em 2005.

O Space Ensemble é um colectivo experimental que baseia a sua actuação na exploração das cumplicidades entre os músicos envolvidos, testando e variando as combinações instrumentais e estilísticas, de acordo com os locais e contextos.

“As Aventuras do Príncipe Achmed”, tal como o resto da obra cinematográfica de Lotte Reiniger, é um jogo simples de luzes e sombras, explorando um conceito surgido e popularizado na China, de onde são oriundas as famosas caixas de sombras. Através da técnica de silhuetas articuladas, a realizadora, que trabalhava em conjunto com o marido, Carl Koch, produziu mais de 70 filmes de animação.

Ficha Artística
Música Space Ensemble
Músicos participantes José Miguel Pinto (guitarra, clarinete, theremin), Eleonor Picas (harpa), João Tiago (percussão/bateria), Nuno Ferros (electrónica), Henrique Fernandes (contrabaixo), Sérgio Bastos (piano), João Martins (saxofone, contra-tear), Ana Costa (flauta transversal)

3 pensamentos em “Achmed no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)

  1. é concerto único?
    Não há repetição à noite ou em fim-de-semana?
    Se pudesse era capaz de arriscar com uma miúda que ainda não tem 5 anos, mas já lá anda perto…

  2. Pingback: 2007: os despojos do ano (editado) at diário de bordo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>