Mais que multilingual, um artigo universal

Expressão Matemática, exemplo de aplicação do mimetex

Já há muito tempo que, por razões familiares e profissionais, procuro soluções estáveis para escrever online numa das línguas mais universais de todas: a matemática.

Não é fácil, por mais voltas que se dê, porque o funcionamento de scripts como o mimetex (foi através dele que produzi esta expressão) ou de mecanismos que necessitem do próprio Latex nos servidores, normalmente, não se conseguem pôr a funcionar num servidor “standard”. É sempre preciso instalar mais qualquer coisa ou pedir ao administrador de sistema que faça mais esta ou aquela alteração aos ficheiros de configuração…

Eu não perco a esperança, mas cansa-me…

Alguém tem ajudas a dar?

3 pensamentos em “Mais que multilingual, um artigo universal

  1. O ASCIIMathML [link] é uma opção que não requer nada do lado do servidor. Por outro lado, requer um plugin (Internet Explorer) ou tipos de letra extra (Firefox) do lado do cliente.

    Também existe um ASCIIMathPHP [link] que nunca experimentei.

  2. Muito obrigado, Carlos.
    Novas portas que se abrem…
    Uma parte do meu desespero tem a ver com o facto de, nos blogs alojados em wordpress.com, a utilização da notação LaTeX ser transparente e assegurada, sem ser necessário nada do lado do cliente (veja aqui).
    Não tenho a certeza sobre quais são as soluções mais acessíveis, mas irei estudar todas com cuidado.
    Muito obrigado.

  3. Eu já tive esse problema num dos posts do meu blog, solução pouco elegante mas funcional ir ao word escrever as minhas formulas e coloca-las no post como uma imagem. A solução não é elegante mas visualmente o resultado é o melhor que consegui obter.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>