FIM @ the invisible web

FIM - Festival Internacional de Marionetas do PortoEu sei que está na moda falar de visibilidade na web, SEO, SEF, SEM e outras coisas mais ou menos esotéricas e eu, sinceramente, interesso-me pouco pela maioria das coisas que se escrevem nesse charco. Mas volta e meia dou de caras com exemplos práticos relativamente dramáticos de quase completa invisibilidade de sites ou de eventos/fenómenos que teriam muito a ganhar com uma aposta estratégica mínima de visibilidade. Vejam o caso do FIM 2007 (Festival Internacional de Marionetas do Porto): o site está lá e é claro que tem o mínimo de indexação genérica, mas com o programa e o calendário em PDFs não é nada fácil descobrir que o Festival começa no próximo dia 13 de Setembro, pois não?

Uma busca no Google por Festival Internacional de Marionetas do Porto leva-nos (levou-me a mim, agora) ao site oficial e a uma série de notícias relativas às edições anteriores. Mas sobre a edição que está quase a começar… nada.

É pena, mas é também uma demonstração prática da importância dos conteúdos e da sua acessibilidade na indexação e na visibilidade dos sites.

É claro que os magros orçamentos deste tipo de eventos, principalmente os que têm sede no Porto, não dão para tudo, mas, se me permitem a ousadia, talvez pudessem ser mais bem gastos.

A bem da clareza: eu tenho uma relação especial com o FIM 2007, já que me foi encomendado um pequeno “jingle” de 20 segundos para um anúncio que irá passar na Metro TV. Se me autorizarem, hei-de pô-lo a “rodar” aqui no blog, também.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>