Categorias
design

Sobre processo de design colaborativo: integrar o cliente

A List ApartAs web designers (and developers and information architects, and so on), we have a lot more to offer than making pretty pictures or giant red buttons. Take the reins and change the relationship you have with your clients—become a partner, not a vendor. Including clients in your work can do more to build great working relationships than you might imagine.

É comum ter referências a artigos publicados no A List Apart, ali na barra do lado direito do blog, onde uso o del.icio.us para marcar leituras recentes. Mas, nem sempre os artigos que me marcam mais ficam convenientemente destacados.

Senti isso com a questão da escrita na web, a que dei destaque num post, e acho que este artigo da Sarah B. Nelson sobre o papel dos clientes nos processos de design e sobre as formas de gerir processos colaborativos merece também algum destaque.

O artigo em si não apresenta nada de verdadeiramente explosivo ou revolucionário, mas como é comum dar por mim em situações em que há uma grande confusão acerca de como se articula a relação entre um designer-projectista e um cliente e como já senti na pele as vantagens e as desvantagens da aposta na ideia da parceria, acho que vale a pena para ler, reflectir e adaptar às várias realidades em que nos vamos mexendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.