Dia Mundial da Música

O dia 1 de Outubro é o Dia Mundial da Música.
Este ano, fui convidado pela Escola Secundária Jaime Magalhães Lima (Esgueira, Aveiro), para fazer uma “demonstração de instrumentos não convencionais”. Fiz.

DSC00002.JPG, colocada no Flickr por joaomartins.

Durante quase 10 minutos— o tempo aproximado do espanto—, viraram-se algumas cabeças, calaram-se algumas bocas para perceber o que é que estava ali a fazer um berbequim, que barulheira era aquela, ou…
No fim, disse, por ser verdade, que o momento mais musical daquela performance era a sincronização casual do fim duma ideia musical com o toque da campainha da escola.
E tentei que alguém percebesse e, quem sabe, pensasse nisso, que a música não é uma estante de prateleiras bem arrumadinhas, umas a dizer “clássico”, outras “jazz”, outras “rock”, “pop”, “hip-hop” ou “pimba”. É, antes de tudo isso, a expressão de uma ideia, através da manipulação do som. E o som está por todo o lado: nos berbequins ou nas lâminas de madeira que toco com o arco, nas campainhas das escolas, no ruído produzido por um grupo de pessoas a jogar matrecos ou pingue-pongue…

Queria ter agradecido a todos os presentes por terem participado na performance, mas acho que ninguém era capaz de perceber o que estava a dizer, já que àquele “polivalente”, como a quase todos, a única (poli)valência que lhe falta é a de permitir o mínimo conforto acústico a quem o frequenta.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>