Precisa dum inquérito online? LimeSurvey, sem dúvida!

 

LimeSurvey: uma aplicação open-source para a construção de questionários on-line extraordinária

Não é propriamente uma necessidade quotidiana, mas já por várias vezes fui abordado para dar conselhos ou apoiar a construção de vários tipos de inquéritos ou questionários on-line e, pela quantidade de vezes que sou solicitado para responder a alguns, parece-me que são ferramentas para levar a sério.

Entre outras coisas, porque um questionário online bem construído pode ser uma poderosa ferramenta de análise de mercado, uma boa base para um estudo de opinião ou um simples indicador estatístico, com uma população alvo vasta e custos de implementação substancialmente reduzidos.

Ser bem construído significa, por exemplo, ter possibilidades de gerar convites, validar respostas, permitir interrupções no preenchimento guardando o que já se fez, criar percursos condicionais, ordenar aleatoriamente hipóteses de resposta-múltipla para evitar distorções, exportar os dados em formatos fáceis de analisar em ferramentas específicas de estatística… e muitas coisas mais que vou aprendendo à medida que acompanho o trabalho de quem pensa nestes assuntos.

O meu companheiro nestes contextos é o LimeSurvey que não cansa de me surpreender por ser tão completo, tão bem pensado e implementado, tão equilibrado em termos de facilidade de utilização e flexibilidade. De tal forma parece ter tudo, estar preparado para tudo e permitir tudo que hoje perdemos algum tempo por presumirmos que teria uma função que, de facto, não tem: gerar ou seleccionar perguntas aleatoriamente de um conjunto pré-determinado. Pelo menos, não duma forma que permita guardar simultaneamente a pergunta e a resposta.
Para que tipo de questionário é que isso é útil seria difícil de explicar, neste momento, mas a verdade é que, sendo uma funcionalidade que eles reconhecem que poderá vir a ser implementada no futuro, para já, não existe.
E, provavelmente, não existe out-of-the-box na esmagadora maioria das aplicações do género, mas confiava de tal forma na aplicação que presumi que seriam favas contadas.

Ainda assim, a verdade é que, depois de perceber e aceitar que a solução mais elegante não estava disponível, encontrei um “dispositivo” que serve os propósitos do inquérito, não estraga nada e permite recolher a informação tal e qual se pretendia: um grupo de perguntas de controlo, com elementos aleatórios gerados por JavaScript e condições resultantes dessas respostas a determinar o passo seguinte, acrescenta uns cliques, mas resolve o problema.

Depois de “dobrar este cabo”, não tenho receio nenhum em recomendar vivamente o LimeSurvey a quem quer que precise de criar e/ou manter um questionário on-line para as mais variadas funções. Aliás, era óptimo se muitos questionários que recebo na caixa de correio fossem feitos por recurso a uma ferramenta deste tipo: as vantagens para quem responde são tão grandes como as para quem desenvolve.

Para mim, é um achado!

13 pensamentos em “Precisa dum inquérito online? LimeSurvey, sem dúvida!

  1. Bom dia, eu sou usuário da ferramenta Limesurvey e gostaria de saber como faço para guardar uma resposta de uma pergunta respondida e colocar em outra pergunta. Ex: pergunta 1 – respostas: 1,2,3,4 e 5 eu marquei 1 e 2 e quero que essas respostas aparecem em uma pergunta seguinte, isso tem como acontecer.

    Grato Diego

  2. Bom Dia, estou com outra dúvida que diz respeito a inibição de respostas, será que existe algum mecanismo que atráves de respostas anteriores marcadas eu consiga inibir respostas em perguntas seguintes. Ex: Se na pergunta 1 – eu marcar a opção 2, entre as respostas 1,2,3,4 e 5 na pergunta 3 a respostas 2 fica inibida.

    Grato Diego

  3. Para usar as respostas a perguntas anteriores na formulação duma nova pergunta, pode usar {INSERTANS:SIDXGIDXQID}. para informação detalhada e para perceber melhor o que é o SGQA ID (section, group, question, answer), pode ir até esta página da documentação online:Adding A Question Information from previous answers.
    Quanto ao tipo de condições que quer criar para as perguntas e respostas, não em parece que haja um mecanismo directo, mas há uma forma de dar a volta que já usei em condições semelhantes: como o que é mais directo é inibir uma pergunta e não uma possibilidade de resposta dentro dessa pergunta, crie as várias combinações possíveis de respostas como perguntas autónomas e iniba as perguntas/combinações usando a conjugação dos operadores lógicos AND / NOT / OR aplicado às perguntas anteriores. Mesmo lógicas complexas, depois de bem sistematizadas, podem ser conseguidas com o mínimo de esforço. Mas se encontrar uma forma melhor, avise.

  4. Bom Dia,

    João Martins,

    Obrigado pelas dúvidas esclarecidas, e gostaria de esclarecer mais uma dúvida com você, o que ocorre é o seguinte, eu quero saber como faço para acessar as funções: {navigator} , {save} , entre outras onde que eu posso alterar isso sem ser pelo template, porque eu quero alterar o texto de alguns botões,

    Desde já obrigado, Diego de Lima

  5. João Martins,

    Eu quero alterar o botão “Resume Later”, quero colocar algo em português, em que arquivo que eu tenho que ir para alterar isso.

    grato Diego de Lima

  6. Bom Dia João Martins,

    Eu gostaria de saber como faço para exibir o Id gerado pelo banco na tela das perguntas.

    Grato Diego de lima

  7. @Pedro Cardoso: não conhecia o QuestionForm e fiquei curioso, apesar de não ter encontrado nada que o LimeSurvey não me permita fazer, na experiência que tenho. Mas o LimeSurvey tem a vantagem de poder instalar e correr no seu próprio servidor, integrado com outras soluções e personalizado no seu domínio. Mas não vi ainda em pormenor as funcionalidades do QuestionForm. Estarei atento.

  8. Boa Tarde!!!

    Eu neste momento encontro-me a realizar um questionario no LimeSurvey, só que estou com um problema. A minha dificuldade é a seguinte:

    Quando faço um pergunta, no campo seguinte tenho de escolher o tipo de resposta. O que eu faço é escolher “Grelha(escolher entre 10pontos)” e no campo seguinte ponho 1 Importancia; 2 Satisfação, de modo a ficar como no exemplo que se segue:

    Questão: O produto é de qualidade?
    Importancia 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10
    Satisfação 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10.

    Até ao momento tudo bem! O problema surge quando pretendo gerar os resultados, mais propriamente os gráficos, em que me gere um gráfico para Importancia e um para Satisfação :(

    O que pretendia era q gera-se um grafico onde eu pudesse verificar no mesmo sitio, a opção de Importancia e Satisfação!!!!

    Sabes cm me ajudar?

    Ja agora, que ferramente será a ideal para complementar a nivel de estatisticas?

  9. gostaria de saber como mudo de username e senha,pis sempre que entro com a senha o login admin e a senha me volta a página anterior.

  10. Toda vez que escolho como opção de resposta radio aparece a frase
    “Escolha uma das seguintes respostas:”. Como faço para tirar esta frase
    de minha pesquisa.

    Antecipadamente agradeço qualquer ajuda.

  11. Bom dia, João

    Pedi aos serviços da minha faculdade que me criassem conta no limesurvey e a partir desses dados de login consegui criar o meu questionário. Enviei-o para várias faculdades e recebi alguns emails de pessoas a alertarem-me para o facto do link não estar correcto.

    O que acontece é o seguinte: se eu entrar no link através de um email webmail (email da faculdade) consigo aceder, mas se tentar entrar no link através de outro email (gmail, no meu caso) já não consigo.
    Alguma ideia do que se estará a passar? Penso estar a perder imensos participantes devido a esse problema uma vez que nem todos utilizam o webmail.

    Agradeço pela atenção.

  12. tenho o inquérito pronto, como faço para o enviar por mail ao grupo de inquiridos e voltar a recebe-los

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>