Categorias
software tecnologia

Toca a facturar: Gardénia foi a escolha acertada

Pedi sugestões para software de facturação e recebi várias. Gostava de ter tido tempo para fazer testes reais a mais do que uma, mas acabei por usar um conjunto de critérios básicos para seriar as soluções e como os testes da primeira escolha correram bem, a partir de amanhã estarei a “facturar” com o Gardénia Desktop Edition, da Gotham.

As soluções “candidatas” à escolha eram inicialmente três— Evaristo / MP-Biz, Gardénia e Projecto Colibri—, mas vi-me forçado a excluireste último, porque ainda não faz exportação para SAFT-PT na versão Mac e isso é um imperativo legal. Em boa verdade, o facto de não ser open-source também não ajudava, mas foi o SAFT o critério decisivo.

Assim, dei por mim a olhar para as duas opções open-source e verdadeiramente multi-plataforma, muito semelhantes entre si e decidi testar o Gardénia Desktop Edition pela razão mais óbvia de todas: preguiça! Enquanto todas as outras ferramentas obrigam a instalação de PostGreSQL, o Gardénia Desktop Edition funciona com um único instalador e isso, considerando o uso que o software vai ter, é uma grande vantagem. Ainda assim, esperava mais dificuldades, uma vez que não há um manual e que a exportação para SAFT-PT, por exemplo, depende de um script autónomo. E, genericamente, estou habituado a que este tipo de ferramentas não seja de instalação ou manuseamento básico em Mac OS. Mas tive uma agradável surpresa: o fórum de suporte tinha a resposta a todas a minhas questões, a instalação decorreu sem problemas de maior, assim como a configuração dos parâmetros fundamentais e do script para exportação SAFT-PT.

Tive apenas que alterar um ou dois parâmetros em ficheiros de configuração, como indicado no fórum (um por causa do UTF-8, outro por causa da configuração do script do SAFT). E criei 2 scripts simplórios, um para lançar a aplicação, outro o SAFT Export Utility, sem ter que ir ao Terminal (e aprendi a executar shells em AppleScript, que é básico mas acho que nunca tinha precisado).

Continuo a olhar para qualquer aplicação de facturação como um boi para um palácio, mas agora o problema é não perceber nada de contabilidade. Mas fiz os testes de que precisava, confirmei com a contabilista que nos vai dar uma ajuda e está tudo nos conformes. Toca a facturar!

Se alguém quiser fazer perguntas acerca do processo de instalação e/ou configuração, eu posso tentar responder (para Mac OS X 10.4.11), mas ficam muito bem servidos no fórum de suporte. E se quiserem saber mais acerca do Gardénia, podem ter interesse em ver esta apresentação em PDF.

E se tiverem observações pertinentes a fazer, agradeço, também. Só dispenso mesmo maldições e votos de infortúnio. 😉

40 comentários a “Toca a facturar: Gardénia foi a escolha acertada”

Nenhum, Manuel.
Como disse, só testei realmente o Gardénia, usando como critério a facilidade de configuração inicial. Como me satisfez plenamente (e à contabilista), não me pareceu necessário fazer testes adicionais. Fui preguiçoso, confesso.

Não consigo arrancar o GARDENIA recebo um erro na instalação (java.sql.sqlexception).
Que devo fazer?
Já agora, estou a tentar instalar no Windows XP

@Pitadas: eu instalei sem grandes problemas em Mac OS X. Só tive que seguir as instruções e as poucas dúvidas que surgiram foram rapidamente resolvidas com um pesquisa no fórum de suporte.
Imagino que o problema seja a definição do path para o JAVA na sua máquina. Mas é só um palpite.

Boa
Muitas vezes a falta de atenção dá nisso
O JAVA
Agora sim estou a testar, mas penso que averia que mudar o aspecto gráfico.
PRIMEIRA IMPRESSÃO
Porque o software parece-me muito bem concebido
Eu estava a usar o Primavera, e não me cultivou muito, agora pro causa do Saft estou a mudar, e decidi acreditar num software livre
Depois dou noticias

Boas

Acabei de proceder á instalação do Gardenia, a qual correu bem com a ajuda do platypus. Agora vem a segunda parte que é a instalação do saft, o que para isso não tenho conhecimentos, pois envolve linguagem de programação e scripts o que são assuntos que eu não dominio nem um pouco.
Sendo assim, só me resta pedir, caso seja possivel onde poderei obter um manual de instalação mas para principiantes….

cumprimentos

@Joao Leiras: instalaste em Mac ou PC? Continua sem SAFT-PT em Mac, certo? Ou seja, continua não utilizável do ponto de vista legal. 🙁 Ou estou enganado?

Boas

A instalação foi efectuada num mac, com o 10.5.2.
Para proceder á instalação tive de recorrer á DeltaFil, onde me instalaram o colibri e o postgres, dando-me também uma breve explicação.
Quanto ao saft-pt e segundo me informaram, para gerar o saft-pt, devo ir a parâmetros e configurações, Saft-PT e gerar o
ficheiro conforme a data que for pedido.
Nota: em relação a facturação sou um zero, talvez daqui por uns dias possa fornecer informação mais precisa.
Pode ver a imagem relativa ao saft em http://img155.imageshack.us/img155/836/rcpcolibriqb8.jpg

Cumprimentos

Ah! Isso merece um anúncio especial: o Projecto Colibri já tem uma versão para Mac OS X com funcionalidade de exportação SAFT-PT.
Como estiveram muito activos a comentar neste blog e a dar apoio a quem testava, pensei que fossem aproveitar para deixar aqui essa informação.
Mas, na verdade, não tinham obrigação nenhuma.
Já agora, João: o que é e onde é a DeltaFil? Cobraram-lhe pelo serviço de instalação e apoio? E está a testar o Gardenia e o Colibri em paralelo? Ou desistiu do Gardenia? A explicação que dei não chegou, ou o software não o convenceu?
Se puder partilhar mais detalhes…

Boas

Tal como referi, sou um zero no que diz respeito a software de facturação, mas relativamente ao colibri e ao gardénia, preferi o colibri devido ao seu manuseamento pois, e para mim, só o facto de ser um aplicativo e não necessitar do browser já é um ponto a favor.
O aplicativo em si é mais user friendly.
Em relação á instalação, não tenho opinião pois tanto no gardenia como no colibri não tenho conhecimentos para efectuar a instalação e respectiva configuração de modo a ter o funcionamento a 100%, não é que não consegui-se com alguma paciência, mas quando se trata de finanças prefiro deixar em mãos de profissionais, para ter a certeza que está tudo como manda a lei.
A empresa DeltaFil está sediada em Delães, Vila Nova de Famalicão, o que fica relativamente perto da minha residência (20Km), facto esse que me levou a optar por dirigir-me a eles, pois caso fosse necessário deslocar-me mais de 50Km talvez tivesse optado por tentar a instalação.
Pelo serviço de instalação, e breve explicação, foi-me cobrado um valor (prestação de serviços), o qual não vou referir aqui, mas que poderei facultar em privado caso o pretenda.
Outro aspecto que me levou a recorrer á DeltaFil foi o facto de, e caso necessite no futuro, em caso de algum problema com o programa sei onde me deva dirigir de modo a tentar resolver o problema, o que não acontecia caso a instalação tivesse sido feita por mim, pois trata-se de software profissional.

Cumprimentos

João Leiras

O projecto Colibri já gera o saft-pt desde Dezembro, muito antes da obrigatoriedade.
Não entendo como se faz um comparativo destes sem conhecer as aplicações.
Aproveito para salientar que também temos uma validador de saft-pt que funciona com todas as aplicações que gerem o saft-pt correctamente.

Cumprimentos

Luis Andrade

Bom dia,
Da sua (pouco criteriosa) perspectiva, parece-me á primeira vista que o GARDENIA é uma “SuperAplicação”, como poderá aliás também parecer a qualquer um dos restantes leitores menos atentos.
No entanto, estamos perante uma critica”preguiçosa”, não fossem os critérios de escolha demasiado desleixados para quem realmente está interessado em escolher uma aplicação com a qual vai trabalhar todos os dias, usando não só para “facturar!”, mas acima de tudo como ferramenta de gestão.
Não conheço as “guerrinhas” entre as aplicações citadas neste post, mas parece-me demasiado evidente que a Gotham pretendia causar alguns danos colaterais com uma “jogada menos convencional”.
Saudações prudentes 😉

António Freitas

And your statement above that Most of the software used in the creation of our website on a daily basis is open source is inconsistent with your statement in the article that Today’s dairclepubliy.com was created with 100 percent open-source software.

Todos os softwares são exelentes cada um dele tem uma vantagem.
Agora onde se pode arranjar um software livre e que control obras?

Os comentários recentes do LookAround e do Projecto Colibri obrigar-me-ão a escrever uma resposta na forma dum artigo novo a recordar e esclarecer o princípio desta “conversa”.
Nunca disse que queria fazer um “comparativo” objectivo e assumi, à partida, a minha preguiça em testar em profundidades as aplicações que me dariam mais trabalho.
Não tenho também nenhuma relação com a Gotham, com quem nem nunca tive nenhum contacto, ao contrário do que aconteceu com o Projecto Colibri.
É importante recordar também que, no momento em que estava a tomar a minha decisão, não existia SAFT-PT no Projecto Colibri para Mac OS X. Isso foi-me confirmado pelos próprios. Não inventei nada. Entretanto essa questão foi ultrapassada e ainda bem.
Também nunca pedi mais do que uma solução de facturação e longe de mim aconselhar seja que for a seja quem for. Aliás, pelas minhas contas, os meus dois artigos e a sequência de comentários resultaram em mais instalações de Colibri do que de Gardenia, numa prova clara de que a “escolha acertada” para mim não era a melhor para todos. E fui até útil, perdoem-me a modéstia, para esclarecer questões de novos utilizadores do Colibri.
Aparecerem agora com insinuações descabidas e fazerem de conta que estas minhas reflexões pretendiam ser algo mais do que o que são revela apenas desatenção ou má fé.
Respirem fundo.

Atenção
Isto é um blog.
Não estou e não quero acusar nada nem ninguém do que quer que seja, entenda-se.
Participo nesta conversa com a finalidade de descobrir novos software que passa despercebida e que são muito fiáveis, ao mesmo tempo tento descobrir um software que me possa ajudar a gerir a minha micro empresa.
Ps. não sei muito de software mas sou muito curioso e aconselho a quem quer utilizar qualquer destes ou outros experimentem antes de usar a sério.
Não me interpretem mal
1 Abraço

Deixei Portugal ha 5 anos atras e vejo que o “tuga” continua pequeno como sempre e com as suas discussoezinhas da treta.

Quem é que nao entendeu logo a primeira que isto é um blog e nao um artigo da exame informatica?

Duh..

Em relação aos softwares comentados, na minha opinião, são ambos bastante bons, experimentei ambos e acabei por optar por um, o Gardénia, mas sem qualquer tipo de influência digo que poderia ter optado pelo Colibri, pois é excelente, apenas optei pelo Gardénia por uma questão de funcionalidade e facilidade de instalação.
Mas mais importante que tudo isto, é o facto de haver uma série de pessoas empenhadas em desenvolver soluções open source em Portugal, onde tudo se paga e bem e onde a assistência técnica é carissima.
Para todos os que trabalham nestes projectos, um grande bem haja, e um excelente sucesso para todos.

PS- Ivan, ainda bem que deixaste Portugal, assim é menos um palerma a falar mal dos Portugueses e do trabalho dos outros.
Torna-te útil à sociedade em vez de debitares palavras inuteis.

Finalmente um site com um validador integrado e muita informação útil .
O autor deste site produz o SAFT-PT numa forma no mínimo inovadora.
Ao desenvolver o aplicativo para o SAFT-PT oferece o código fonte, podendo assim quem compra adaptar facilmente a outros sistemas que possua, coma penas pequenas alterações.
Além disso tem suporte multiplataforma
Interessante
http://www.saft-pt.info/

Ivan
Todos se acham inteligentes (Até tu)
Mas depois comprova-se que os espertos para sobreviverem tiveram que ir para onde não os conhecem.
SÒ não sei porque voltam
Como já se aperceberam não sentimos a vossa falta
Para todos os outros utilizadores do blogue que me desculpem por usar o sitio para responder ao SR Ivam, mas foi mais forte do que eu

Sim Ivan deves-te achar importante.
Deixas-te Portugal ainda bem para nós porque de gente como tu que só diz mal está o País cheio. Quanto menos melhor.

Se tu achas que são discussões da treta porque contribuis para que se torne ainda mais “treta” com esse comentário descabido…
Arranja que fazer

boa tarde, desculpe contactar directamente. pode ajudar-me?
precisava de uma solução, ou de um plugin, para wordpress que integre/exporte para os vários sistemas de facturação/contabilidade.

conheçe a solução de que preciso? quais os custos?
muito obrigado.

Olá, Pedro.

Não percebo bem o que pretende integrar no WordPress. Que tipo de informação quer partilhar entre o site/blog e a plataforma de facturação?
Não sou especialista, mas se perceber melhor o que pretende, talvez possa dar uma sugestão ou palpite. Comente aqui ou contacte-me via mail.

I have been surfing on-line greater than three hours these days, yet I never discovered any interesting article like yours.
It’s beautiful value sufficient for me. In my view, if all site owners and bloggers made excellent content material as you did, the web can be much more useful than ever before.

Hi there are using WordPress for your site platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get
started and set up my own. Do you require any html coding knowledge to make your
own blog? Any help would be really appreciated!

Look into my web page :: fix my xbox 360

fatty liver diet menu patients are infective 2-4
days prior to consultation with associated muscle
pain, hair loss and changes in appetite. Almost no one who
has received the vaccine against it. Contact your family physician.
S, author of The Truth About Vaccines, said: ‘Shingles is much more of a health professional. Others are tutorials made by unknown but savvy quilters. Had a good night slept through to 7am, but got up once at 3am sweating, but fell asleep again. Acyclovir, made by Merck to act as boosters throughout life.

Hey there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.

If you know of any please share. Thanks!

my blog post homepage (miniurl.com)

An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a co-worker who was doing a little homework on this. And he in fact ordered me dinner simply because I found it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending the time to discuss this topic here on your website.

my weblog … druki pit

Hello There. I found your blog applying windows live messenger. This is the actually well published content. I will be bound to save them are available here we are at know more of this handy information and facts. Thanks for the article. I’m going to certainly comeback.

Totally free or Pro Bono Divorce Attorneys functioning within watertown brand
new york. For example, if a long document requires to be
reviewed or in case your signature is needed on a document faxes
can save you an unnecessary trip to your attorney’s office, and
is quicker than waiting for the mail. Take every support you can getfrom your family, from your
friends, even from your colleagues.

My site :: DUI Attorney Virginia Beach

The laser armpit hair removal works better if you allow the
hairs to grow 2 weeks previous to the laser treatment.
t need to worry about any side effect since diverse kinds of
treatments are also used to make the procedure very effective.
In the Eastern United States, laser hair removal prices are approx.
Generally Hair grows in several phases in body anagen, telogen, categen, and a laser can only affect the currently growing hair.

Not all products give only its benefit, but always expect that
the disadvantage and the negative result is also a part of it.

my web blog – DUI Lawyer In Orlando

gostaria que dessem uma ajuda para arranjar um progama para orçamentaçao e planeamento de obras gratis desde ja ageradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.