Tipografia para Web Designers

Em tempos que já lá vão, escrevi aqui acerca do brilhante I Love Typography, mas não tenho conseguido ser um leitor assíduo e, de cada vez que me dedico a ler os artigos ou simplesmente seguir algumas das sugestões apresentadas, fico sempre “maravilhado”. Mas agora, o iLT avançou com um primeiro capítulo dum Guia de Tipografia para a Web e isso é um acontecimento a destacar. É claro que esta não é a primeira iniciativa do género e há alguns recursos online e offline dedicados a estas questões de forma mais aprofundada, mas a leitura do iLT é muitíssimo agradável e, também a partir dos comentários, abre imensas portas. The Elements of Typographic Style Applied to the Web é um exemplo dum outro recurso mais aprofundado, também work-in-progress, a que acedi a partir dos comentários no iLT. O que prova que ter uma comunidade de leitores interessados e interessantes é uma enorme mais-valia.

Mas o mais relevante neste dois sites é a capacidade que têm de provar a relevância do conteúdo pelo exemplo. Ora reparem:

I Love Typography: aconselhável pelo conteúdo, pela forma e pelo exemplo

The Elements of Typographic Style Applied to the Web: um recurso em construção e um exemplo de como fazer

Se alguém precisa de exemplos que ilustrem a necessidade de dominar conceitos de tipografia para comunicar bem online, eles aqui estão, não é?

E pegando numa curtíssima referência do iLT:

Robert Bringhurst, the consummate typographer writes, typography exists to honor content. Are we honoring the content, if we design our pages in such a way that the text, the content, is difficult to read? 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>