Bebé – Livro de Instruções

Bébé - Livro de Instruções, arteplural ediçõesTodos os pais “por estrear” passam pelo ritual de ouvir centenas de conselhos contraditórios acerca do processo e de toda a experiência, desde que se sabe da gravidez. Toda a gente tem palpites, saber “de experiência feito”, truques e dicas, que vai partilhando com mais ou menos insistência, mais ou menos seriedade na voz. E é habitual que se diga, como “desculpa” para todas as dúvidas que possam surgir, que “os bebés não trazem livro de instruções”. Como se pode ver, isso já não é completamente verdade: o livro de Joe e Louis Borgenicht não vem com o bebé, é um facto, mas é mesmo um livro de instruções: com diagramas, listas de peças, questões frequentes, conselhos de utilização e, acima de tudo uma abordagem à puericultura bem diferente da habitual, cheia de fotografias “queridinhas” e inúteis e “paleio” mais ou menos metafísico.

Como se diz na contracapa, este é mesmo um “manual para principiantes sobre Tecnologia de Recém-nascidos“. Muito adequado para espíritos mais “técnicos”e uma óptima combinação de útil, agradável e divertido. E, sinceramente, acho que o trabalho de ilustração é uma óptima demonstração da utilidade do (bom) desenho na comunicação técnico-científica: muitas questões e explicações são bem mais evidentes numa boa ilustração do que em várias fotografias. No caso da puericultura, o que se perde no factor “que bébé tão fofinho!”, ganha-se na clareza do “ah! é assim que se pega no bébé… nunca tinha percebido onde ficava a outra mão”.

O Grande Livro do Bebé, de Mário CordeiroMas mesmo numa altura de aprendizagem acelerada, acho que a primeira escolha em termos de literatura técnica de puericultura continuaria a ser O Grande Livro do Bebé, de Mário Cordeiro, por ser mais aprofundados e por estar claramente pensado em termos da nossa realidade nacional.

Acima de tudo, é óptimo poder escolher e variar. E uma coisa é certa: independentemente da literatura consultada, teremos sempre a família, os amigos, os conhecidos e até alguns desconhecidos, disponíveis e desejosos de partilharem a sua experiência ou mesmo “coisas que ouviram dizer”.

“O saber não ocupa lugar”, não é?

2 pensamentos em “Bebé – Livro de Instruções

  1. e estás-te a esquecer da maior fonte de informação que são os babyblogs :-)

    e daqui a um ano podes pegar no Toddlers :-D da mesma colecção do livro de instruções

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>