Destaque a links: sim ou não?

Devem ter reparado, pelo meu último post, que activei o serviço do del.icio.us que publica em forma de artigo no blog os últimos links adicionados à lista. Claro que os mais interessados já tinham acesso a esses links, indo ao meu perfil do del.icio.us ou vendo, na barra da direita as “leituras recentes”. Mas é com frequência que marco alguma coisa que gostava mesmo que passasse pelos olhos de todos os leitores do blog, incluindo o que subscrevem o feed (e que, por isso, não vêm a barra da direita). Além disso, a minha utilização do del.icio.us não é “intensiva” e, agora que tomei esta decisão, dar-me ei ao trabalho de escrever uma pequena nota acerca de cada link partilhado, porque compreendo que uma simples lista de links tenha um interesse muito reduzido, por muito bem escolhidos que sejam.

Mais do que ser uma forma fácil e “preguiçosa” de garantir um post diário (ou não, porque nem todos os dias marco alguma coisa), parece-me um bom compromisso entre a simples sugestão de leitura, com um comentário ocasional, com a possibilidade de destacar artigos noutros blogs que comentei (já escrevi sobre a importância que isso tem para mim).

A minha decisão de tentar usar esta possibilidade de forma útil foi fortemente influenciada pelo City of Sound, que o faz de forma exemplar (notem a diferença entre a apresentação no blog em “noted elsewhere” e vejam como surge no feed… e a qualidade das notas!), mas como sei que há quem não seja grande adepto desta “forma de preguiça” e tenho a certeza que não terei um nível de qualidade das sugestões e/ou notas tão elevado, gostava de saber a vossa opinião: incomoda-vos muito este item automático? Avisam-me se eu deixar as minhas boas intenções resvalar para listagens neutras e sensaboronas de links?

Obrigado.

5 pensamentos em “Destaque a links: sim ou não?

  1. Eu acho que ainda não vi uma utilização deste género de links que me agrade a 100%. Mas acho interessante existir uma relação entre o blog e o del.icio.us.

    só descobri a lista na barra lateral porque foi mencionada neste post porque leio o blog através de RSS.

    dois ou três links semanais com uma síntese nas notas podem ser bastante interessantes. E assim deixava de ser um processo tão automático e frio.

  2. Activei isso há umas semanas no meu blog do WordPress e há uma coisa que recomendo: especificar no thingy do del.icio.us qual a tag ou category automática para esses posts. O que mais gosto nisso é que me é mais fácil saber a data em escolhi guardar um link.

    Listagens sensaboronas, porquê? As nossas escolhas no del.icio.us mostram o nosso percurso na internet, as coisas que nos interessam, que queremos ler mais tarde ou partilhar (num primeiro momento, com a network no del.ico.us, num segundo, através destes posts, com os leitores do blog). Ajudam os outros a conhecer-nos melhor, o que acaba por ser um dos objectivos de ser activo da internet. Desde que continues a fazer posts regulares e não deixes o del.icio.us dominar o blog, é apenas mais uma categoria de posts, tão válida como qualquer outra :)

  3. @Bruno: vê como funciona no City of Sound. Para mim é claramente a melhor forma e funciona de facto. Não concordas?
    Para fazer uma coisa semelhante, teria que activar uma categoria específica que funcionasse como “mini-post” (não me lembro do nome exacto em WordPress) que pudesse ser publicado na barra lateral ou com formatação específica. Ainda estou a pensar se faço ou não essa alteração.

    @xtn: eu acho que muitas vezes estas coisas se transformam em listas sensaboronas porque o mais interessante é perceber porque é que estamos a destacar aquele site ou artigo. Sem uma nota explicativa, não me parece que haja estímulo suficiente para que os leitores cliquem no link, cujo conteúdo, muitas vezes, pode não ser explícito no título. Não concordas?

  4. O Waxy é outro bom exemplo de integração em barra lateral, com a vantagem que o feed dele mistura os linques com os artigos.

    O Daring Fireball faz uma integração bem catita entre posts e linques.

    Não faço ideia se alguns dos dois usa del.icio.us como motor.

    Não me parece mal que “promovas” os linques a artigos, mas lembra-te que eu venho aqui para ler o que TU escreves sobre as coisas que te interessam e não só para ler as mesmas coisas que tu. :)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>