Atenção aos incautos: as novas caixas de lentes de contacto oferecidas com o líquido de tratamento 3 em 1 da Bausch & Lomb, que eu compro na MultiOpticas, são bem piores do que as antigas, tornando fácil a troca entre a lente esquerda e direita. Reparem:
Por isso, se usarem estes produtos e precisarem, como eu, de ter a certeza que não trocam a lente esquerda e direita, guardem as caixas antigas.
Um daqueles exemplos em que a decisão de mudar o “design” fez “perder de vista”, momentaneamente, os clientes do produto e a sua função específica.
6 comentários a “Design para míopes: o infeliz contra-exemplo destas novas caixas de lentes de contacto”
Eles estão sempre a mudar. Ainda agora comprei mais uma caixa de líquido e vinha com a caixa das antigas.
No entanto, se reparares nas tampas, a da esquerda é diferente da da direita. Talve seja mais perceptível ao toque e não à visão (supostamente antes de colocar as lentes o “cliente” não vê muito bem), mas preferia as caixas ainda mais antigas que tinham a tampa da direita de cor azul. Aí sim, estava claramente diferenciado.
A forma não simétrica, como analogia à forma das armações dos óculos, para mim, é muito intuitiva. Mais até do que códigos de cores, mas percebo o que queres dizer. Mas nesta última caixa que me deram, não consigo mesmo ver nenhuma diferença na tampa. Só umas marcas imperceptíveis, na base, que já nem sei se seriam na direita se na esquerda. Andei um dia de lentes trocadas e fiquei com uma imensa dor de cabeça à conta disto. Estive quase para mandar as lentes para o lixo, mas depois apercebi-me da “origem” do problema.
No meu caso, a diferença entre as graduações à esquerda e direita é pequena demais para notar de imediato, mas suficiente para me deixar muito mal-disposto ao fim dumas horas. Nunca mais me livro da caixa “tradicional”.
Depois de dizeres, fui olhar para a caixa outra vez e percebi a diferença na tampa de que falas. Na esquerda, a letra é em relevo para cima, e na direita é para baixo. E viva as subtilezas! Se precisei de fotografar, escrever sobre isto e ser alertado, é sinal de que não é muito óbvio, certo? E devia ser muito óbvio e intuitivo. E não devia exigir memória. Por isso é que a tradicional é eficaz.
Mas obrigado por me teres chamado a atenção para a diferença.
Quando me calha uma caixa desse tipo também nunca sei qual é a lente que usei no olho esquerdo e qual a do direito. Faz falta essa tal assimetria de que falas para poder colocar a caixa na posição certa, idependentemente do formato da tampa. Mas no meu caso felizmente não é muito grave porque tenho dioptrias iguais em ambos os olhos.
As caixas estão sempre a mudar. O ideal é teres a sorte de apanhares uma caixa com uma tampa azul e outra branca.
Para mim, outro mal nas caixas além desse que referes, é mesmo o facto de em algumas marcas (não as sei de cor…) as caixas são maiores, logo, levam mais líquido. Até podem ser mais baratas, mas no fim, gasta-se o mesmo ou até mais. Enfim…