“Magalhães”, o portátil “português” para crianças já tem site

A procura pelo site oficial do “Magalhães“, o portátil do e-escolinhas, deve ser elevada após o seu anúncio, mas não é fácil. Nem nos sites de notícias, nem nos fabricantes, nem nos promotores se encontra muita informação, mas a verdade é que o “Magalhães” tem site e bastante completo: www.classmatepc.com

Para já, só tem informação em inglês e ainda não leva o logotipo novo na capa. Isso terão que ser os senhores da JP Sá Couto a fazer, presumo. Mas, no geral, o Magalhães é aquilo mesmo. Basta que, onde se lê Classmate PC, se leia Magalhães e se ponha um “porreiro, pá!” no fim das frases e é isso. Ah! e deve ser preciso adaptar uns conteúdos e pô-los lá dentro até Setembro.

E agora a sério, não é normal que um anúncio deste tipo tenha algum tipo de acompanhamento em termos de presença on-line? Não seria de esperar um site para o lançamento, destaques no site dos fabricantes e dos promotores (o Portal da Educação, por exemplo, limita-se a isto)?
Não é normal satisfazer parte da curiosidade acerca das reais adaptações da máquina à realidade portuguesa e, por exemplo, sobre qual o papel da Prológica?

Vão esperar que o “buzz” aumente? Não vão participar directamente na guerra propagandística? Qual é a lógica?

31 pensamentos em ““Magalhães”, o portátil “português” para crianças já tem site

  1. acabaram de me dizer que o meu filho tem direito a um magalhães…. hehe… dizem que custa no máximo 50 euros.

    estou curioso: 1) qual é afinal o sistema operativo. 2) quantas avarias vai ter o primeiro computador “fabricado” em portugal (fabricado em qualquer fábrica, o 1º qq coisa é sempre um problema) 3) como estarão eles preparados para dar suporte técnico quando a 1ª encomenda que entra na fábrica é de 213412345 unidades…

    vai ser bonito vai… e eu vou dar o show do unboxing no meu blog… só pelo gozo!

  2. é uma nova espécie de marketing viral, não com um vídeo ou imagem, mas com uma ideia. deixa-se cair a ideia, e dá-se-lhe uns meses antes de se aprofundar.

  3. André dor de coto? certeza que estarão preparados para pessoas que nem instalar o windows sabem. Pessoas que apanham virus e dizem que a maquina tem problemas. Senhores em que todo lado encontramos no serviço a cliente por mais comum que seja, ignorantes, sem educação, e que principalmente só sabem dizer mal do que não entendem, a maior parte dos erros, devia ser “troque de utilizador”.

  4. Pingback: Software Livre no SAPO » Blog Archive » Porquê tanto ruído sobre o Magalhães?

  5. mas o portátil é mesmo português , ou é mais uma trafulhice ? Acabo de ler qur a Intel fez um acordo com a Classmate para a venda do referido portátil . Portugal já encomendou 500 mil equipamentos . São rebaptizados em Portugal ? Mas não venham dizer que é tecnologia Portuguesa . A nossa tecnologia resume-se a comprar a outrém , mudar a marca e tentar revender como se fosse nosso . Isto é tudo ” faz de conta ” , já não bastavam os cursos pela internet

  6. @fernando: se ler os meus dois post anteriores a este, um com links comentados e outro sobre o lançamento, intitulado Magalhães e o Feiticeiro de Oz, ficará a pereceber bem, espero, o que eu penso verdadeiramente acerca deste portátil “português”. Aliás, não é por acaso que tenho o “português” sempre entre aspas.
    E partilho da opinião de muitas ouras pessoas: o que justificava um investimento público sério e urgente, nesta área, era a produção e publicação de conteúdos de qualidade e apostas sustentadas de formação em tecnologias educativas para toda a comunidade educativa (alunos, professores e pais). Sem isso, a distribuição/venda de computadores aos alunos é apenas propaganda, ruído e despromoção da escola. Com a aposta nos horários alargados e nas actividades não lectivas, porque raio é que não se vertem todos estes investimentos no equipamento das escolas, na melhoria das infraestruturas e das condições de aprendizagem e na formação da comunidade educativa, em vez de se venderem aparelhos a cada aluno? Porque é que havemos de ter crianças e adolescentes cada um com o seu computador, ora subsidiados, ora fidelizados a planos de ligações móveis à internet, em vez de criar condições para que as escolas tenham essas mesmas máquinas, tenham redes wireless que possam servir a sua área de influência, e competências e recursos para garantir mecanismos centralizados de armazenamento de informação, disponibilização de conteúdos e ferramentas?
    Usando um cliché, estas operações não passam de tentativas absurdas de começar a construir uma casa pelo telhado.

  7. Gostaria de saber como encomendar um computador para a minha filha que tem 7 anos. Gostaria tambem de saber preços. Será que é funcional para ela?

  8. Qual o site para inscrever a minha filha,para ter acesso ao Magalhães,no valor de 50euros.Ela vai frequentar o 4ºano.
    Obrigada.

  9. O melhor sítio para esclarecer dúvidas sobre o Magalhães, será mesmo o site oficioso, já divulgado aqui nos comentários: http://www.portatilmagalhaes.com.
    A quantidade e simplicidade das questões colocadas, ilustra bem a natureza meramente propagandística desta iniciativa governamental.
    Terá o Portal da Educação alguma informação sobre o e-escolinhas? Ou vão deixar que o mercado se encarregue disso? Até ver, não está a ter grande resultado.

  10. como posso pedir o computador qual o site e o valor e mesmo so os 50 euros ou depois tem um valor mensal por mes para a net durante um periodo de tempo

  11. eu axo que o computador portatil para os miudos destas idades e muito bom !!!!!!para eles tbm comecarem a aprender coisas sem ser só na escola!!!!!tbm para se divirtem um bocado e tarem a jogar e aprender a escrever num computador e descobrir coisas novas…..a minha opnião e que o portatil para os mais pequeninos é uma boa opecesao…..bye bye …..

  12. Portatil magalhaes ?!!! ui ui altamente desaconsselhavel
    a resoluçao de ecra é baixa ,torna-se bastante dificil ler paginas na net
    já trabalho há muitos anos com computadores tive montes de portateis inclusive o R2H da asus que tem a mesma resoluçao de ecra.
    pois as crianças que comessarem a mexer com o magalhaes depresa se vao dar conta que o magalhaes é otimo para por montes de musica em MP3 e para ver certos filmes que os colegas gravam em cartoes de memoria. Menos de um ano depois da compra só vai servir mesmo para isso. depois é o custo por mes da intetrnet,que muitos pais ainda nao penssaram nisso .
    Há muitas rasoes para nao comprar o magalhaes”Portugues”.gastaria no minimo duas folhas de A4 para mencionalas todas.
    atualmente no mercado aconcelho o Asus 1000H,Acer aspire one,MSI Wind U100 entre outros.
    por isso antes de comprar penssem bem.

  13. O sr. Antônio Vasconcelos que me perdoe, mas o sr. tem um verdadeiro problema com os “s” e os “c”… Desculpe não quero de todo ofender, mas para quem diz que trabalha “há tantos anos com computadores”… O Word tem correcção automática, talvez poderá ajudá-lo futuramente…

  14. ola , sou a catarina e ja e tou no quarto ano mas gostaria de saber se os alunos do quinto ano tambem o vao ter

  15. Anda tudo com a Euforia do MAgalhães, eu realmente já estive com um nas mãos e é um brinquedo engraçado para os miudos sem dúvida, mas aproveito para deixar uma questão pertinente… O PC trás uma etiqueta da Licenca do Windows XP, mas engraçado que não vi nenhuma forma de criar os cd’s de recuperação, nem os próprios cd’s dentro da Caixa… Então e mais tarde como é quando for preciso instalar ??? Leva-se ao distribuidor e paga-se o que eles quiserem ??? Acho que realmente é um bom negócio… Para eles… Como técnico de Informática, sei qual é a solução, que passa por criar logo de INICIO uma imagem do próprio disco para um dia mais tarde repor tal e qual estava, e com a mesma licenca válida, caso o software se estrague… Se quiserem mais informações, contactem-me por e-mail… joaosilveira@sapo.pt

  16. Pingback: diário de bordo

  17. Ja o pagai em 21/12/08 e dei 50 euros e ainda nao sei a onde ele para sera que tenho de o pagare outra ve? EU TENHO O ESCALAO ( B) quando e que pençao em emtrega-re o meu MAGALHAES sera que e para breve ?

  18. EU TENHO DOIS FILHOS UM PASSADO 15 DIAS DE O PAGAR ENTREGARAM O MAGALHAES O OUTRO JA O PAGUEI A 24-04.2009 E ATE HOJE CONTINUO A ESPERA .E QUE EU CUMPRI , MAS ESTOU ESPECTANTE EM RELAÇAO DA ENTREGA ANTES DO FIM DAS AULAS QUE COMO SABEM E 19 DESTE MES.PEÇO RESPOSTA POIS EU E O MEU FILHO MERECEMOS OBRIGADA

  19. tenho dois filhos de sete e dez anos que esperam para ter magalhaes a quase dois anos visto que a escola nao me pode ajudar gostaria que voces me ajudassem.

  20. I don’t know if it’s just me or if everybody else experiencing issues with your blog.
    It looks like some of the written text within your posts are running off the screen.
    Can someone else please comment and let me know if this
    is happening to them as well? This may be a issue with my web browser because I’ve had this happen previously. Thanks

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>