Categorias
cidadania política portugal

Aluguer de contadores de água, luz e gás acaba dia 26 Maio

CORRECÇÃO: Graças ao comentário do Kincas, fiquei a saber que caí no mesmo erro que o Diário Económico. Esta lei entrou em vigor em 2008! Ou seja, este aviso tem um ano de atraso.

Lembraram-me hoje, via mail, que é já a partir de amanhã!

Aluguer de contadores de água, luz e gás acaba no próximo mês de Maio

Os consumidores vão deixar de pagar os alugueres de contadores de água, luz ou gás a partir de 26 de Maio próximo. Nesta data entra também em vigor a proibição de cobrança bimestral ou trimestral destes serviços, segundo um diploma que foi publicado em Fevereiro no Diário da República.

A factura de todos aqueles serviços públicos vai ser obrigatoriamente enviada mensalmente, evitando o acumular de dois ou três meses de facturação, indica a Lei 12/2008 que altera um diploma de 1996 sobre os “serviços públicos essenciais”.

A nova legislação passa a considerar o telefone fixo também como um serviço essencial e inclui igualmente nesta figura as comunicações móveis e via Internet, além do gás natural, serviços postais, gestão do lixo doméstico e recolha e tratamento dos esgotos.
O diploma põe fim à cobrança pelo aluguer dos contadores feita pelas empresas que fazem o abastecimento de água, gás e electricidade.

Também o prazo para a suspensão do fornecimento destes serviços, por falta de pagamento, passa a ser de dez dias após esse incumprimento, mais dois dias do que estava previsto no actual regime.

Outra mudança importante é o facto de o diploma abranger igualmente os prestadores privados daqueles serviços, classificando-os como serviço público, independentemente da natureza jurídica da entidade que o presta.
Numa reacção à publicação do diploma em causa, “a Deco congratula-se com estas alterações, há muito reivindicadas”, afirmou à agência Lusa Luís Pisco, jurista da associação de defesa do consumidor.

O diploma publicado, para entrar em vigor a 26 de Maio, proíbe também a cobrança aos utentes de qualquer valor pela amortização ou inspecção periódica dos contadores, ou de “qualquer outra taxa de efeito equivalente”.

Agora cabe-nos a nós estar atentos às facturas e fazermos valer os nossos direitos.

9 comentários a “Aluguer de contadores de água, luz e gás acaba dia 26 Maio”

Até foi bom relembrar, assim aproveito para fazer o meu balanço:
Antes: +- 30 Eur de 2 em 2 meses
Depois: +- 20 Eur mensal

Conclusão: mais valia brincarem com a pilinha deles!!!

Greetings from Idaho! I’m bored at work so I decided to check out your site on my iphone during lunch break. I really like the info you present here and can’t wait to take a look when I get home.
I’m surprised at how quick your blog loaded on my phone .. I’m not even
using WIFI, just 3G .. Anyhow, fantastic blog!

Gostava de saber em que data deixam de ser cobrados os montantes referentes aos alugueres dos contadores da luz e se e para todos os fornecedores ?E que contatei a edp serviço universal e disseram me que nao tem conhecimento de qualquer alteraçao.

Entrei em contacto com a EDP e dizem não ter conhecimento de qualquer alteração ao valor a pagar relativamente ao aluguer dos contadores! Alguém me consegue esclarecer por favor?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.