Categorias
blog

Hoje: protesto do Art’Imagem pelo “estado de calamidade cultural” da Região Norte

Chegou-me este anúncio via Plateia — Associação dos Profissionais das Artes Cénicas:

Teatro Art’ Imagem vai “encobrir” a estátua de Almeida Garrett

Relativamente à conferência de imprensa/protesto a realizar no dia 15 Junho, quarta-feira, pelas 15h00, em frente da Câmara Municipal do Porto, junto enviamos uma carta que hoje foi dirigida à senhora Ministra da Cultura, ao senhor Secretário de Estado da Cultura e ao director do Instituto das Artes.

Os nossos melhores cumprimentos.

Apesar de (em 29 Abril 2005) termos alertado a senhora Ministra, o senhor Secretário de Estado da Cultura e o director do Instituto das Artes para a difícil situação que a companhia TEATRO ART’ IMAGEM está a atravessar devido aos atrasos e à situação em que se encontra actualmente o processo do financiamento sustentado à criação teatral na região Norte, (com excepção de uma reunião inconclusiva com a Dr.ª Maria Assis do Instituto das Artes), não houve da parte de V. Exªs qualquer sinal ou contacto que permitam supor um empenhamento activo na resolução política deste problema que está a causar um prejuízo enorme ao trabalho do Teatro Art’ Imagem, em particular, e às companhias de teatro do Norte do país, em geral, cujas estruturas se encontram já em completa ruptura financeira.

Entendemos que esta situação deverá ser considerada por V. Exªs de excepcional gravidade e declarada a região Norte como em “estado de calamidade cultural”, devendo o Governo agir em conformidade.

Para protestar contra a situação criada e alertar a opinião pública da cidade e do país, informamos que o Teatro Art’ Imagem irá realizar na próxima quarta-feira, 15 Junho, pelas 15:00, uma conferência de imprensa junto à estátua Almeida Garrett, seguindo-se uma acção performativa de “encobrimento” da estátua de Garrett que, pensamos, melhor será não ver a vergonha por que passa a situação do teatro na cidade que o viu nascer.

Desta acção foi também dado conhecimento às restantes companhias de teatro do Norte, as associações representativas dos profissionais das artes do espectáculo, bem como ao executivo camarário e forças partidárias da cidade, bem como a todos os grupos parlamentares e Comissão de Cultura da AR.

Terminamos repetindo o apelo para que V. Exª tome medidas urgentes para fazer face a esta situação.

TEATRO ART’IMAGEM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.