Categorias
blog

Quodlibet

Estive lá.
Talvez me recomponha.

Emmanuel Nunes

Porto, 19 Jun (Lusa)
A Orquestra Gulbenkian, o Drumming – Grupo de Percussão e o Remix Ensemble apresentam terça-feira, às 19:30, na Sala 1 da Casa da Música, no Porto, a obra “Quodlibet”, de Emmanuel Nunes, anunciou hoje fonte da instituição.

Considerada como uma das grandes obras do final do século XX, esta obra foi estreada em Lisboa, em 1991, sendo resultado de uma encomenda da Fundação Gulbenkian ao compositor.

Trata-se de uma obra raramente apresentada em público devido aos recursos necessários para a executar, já que é uma obra de uma complexidade extrema, escrita para ensemble instrumental, seis percussionistas, orquestra com sete solistas e necessita de dois maestros.

Tendo sido composta especialmente para o Coliseu de Lisboa, joga com a distribuição do som no espaço e com a mobilidade de vários grupos de instrumentistas, assim como com os factores visual e coreográfico.

Emmanuel Nunes é o compositor português com maior projecção internacional e uma figura de referência da cultura ocidental.

A sua obra insere-se numa estética de vanguarda e encontra referências na linha de pensamento da Escola de Darmstadt.

Entre as peças mais recentes figuram “Musivus” (1998) para orquestra e “Lichtung” (2000) para conjunto de câmara.

Os 79 músicos intervenientes são reagrupados em várias categorias, sendo a primeira, imóvel, uma orquestra de quarenta e cinco elementos (Orquestra Gulbenkian, no centro do palco).

A segunda categoria, também imóvel, é composta por sete solistas (elementos do Remix Ensemble), nas laterais do palco.

A terceira categoria (semi-móvel) é constituída por seis percussionistas (Drumming – Grupo de Percussão, distribuídos em vários níveis na plateia).

Finalmente, 21 (elementos do Remix Ensemble) estarão em movimento entre a plateia e os camarotes, com rigor cronométrico.

A direcção musical estará a cargo dos maestros Kasper de Roo e Jürg Henneberger.

PF.
Lusa/Fim

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.