Categorias
blog

Parabéns, Carlos Aguiar

Garrafa de Gás CoMetAtravés da newsletter do CPD, fiquei a saber que o designer português Carlos Aguiar arrecadou mais uma importante distinção internacional, uma menção no Good Design Award 2006 à garrafa de gás CoMet MKII (a que nós chamamos Pluma, parece).
Não só é um excelente professor e um bom homem (pelo que conheço), como é um extraordinário profissional cuja importância, infelizmente, não me parece devidamente reconhecida, fora dos estreitos confins profissionais do design industrial.
O estatuto de vedeta não lhe seria confortável, de certeza, mas um pouco mais de visibilidade para o bom design industrial feito em Portugal seria com certeza bem-vindo.

Ao professor, ao designer e à pessoa: os meus sinceros parabéns!

3 comentários a “Parabéns, Carlos Aguiar”

João:

Obrigado pela amável referência. Apenas uma correcção: a Pluma é um design da Brandia. A CoMet é que é meu design. Se vires com mais atenção repararás que são bem diferentes. Apenas a cor da foto é a mesma por razões de imagem coordenada das empresas de distribuição. A Pluma é da Galp (mercado POrtuguês) e a CoMet será vendida no estrangeiro. Um abraço. Carlos

Obrigado pela correcção, professor.

De facto, nem a Pluma, nem a CoMet me têm passado por perto, que não sou consumidor de gás de garrafa há bastante tempo.
A Pluma, seja como for, está sempre tapada de forma mais ou menos obscena naquela campanha sexista das “miúdas do gás” que até já são bónus de promoção…
Não seria possível promover boas soluções e bons produtos sem ter que se recorrer sempre ao sexo?

Desculpe o aparte que, de resto, não lhe é dirigido.

Olharei com mais atenção para os modelos das garrafas. Com parte da atenção que algumas pessoas dedicam às formas das “miúdas do gás”, pelo menos. 😉

Mais uma vez, os meus parabéns pelo merecido prémio.

Estamos perante uma degradação do design, quando temos os “meninos” do Marketing a venderem imagens em vez de produtos… Quanto ás meninas da Galp, poucos devem ter sido os que realmente olharam para a botija de gás, ou seja, todo o trabalho de desenvolvimento de um produto é posto de parte e o que deveria ser um anuncio de um produto, acaba por se tornar uma fantasia para muitos… como designer, cada vez gosto menos do papel do Marketing na sociedade, apesar de ter consciência da importância deste para a sobrevivência do design industrial como o conhecemos hoje em dia…
Em relação aos trabalhos do Professor e Mestre, Carlos Aguiar, gostava de ver um site oficial, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante uma carreira de fazer inveja a qualquer um. Ando a fazer pesquisa pelo nome, mas a informação está muito espalhada pelos sites, quando merecia estar tudo bem estruturado numa página só.
Parabéns por todo o trabalho desenvolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.