Categorias
calendário ensino teatro Visões Úteis

Visões Úteis em Aveiro, para escolas

A maior parte das pessoas que tiveram a experiência de ir ao teatro numa iniciativa de escola devem ter ficado traumatizadas com a ideia de “teatro”. É comum que companhias de teatro mais ou menos desesperadas ou oportunistas pensem no público “escolas” como uma presa fácil, boa para garantir números de espectáculos e públicos e se “atirem” a temas, autores ou textos elencados em programas escolares variados, sem grande critério e sem grande respeito pelo público para quem criam ou por eles próprios.

A verdade, em bom português, é que há uma imensidão de espectáculos “para escolas” a ser produzidos e apresentados pelas piores razões e isso não serve os interesses de ninguém, a prazo. Assusta-se público e descredibiliza-se a arte e os profissionais envolvidos. Não há prato de lentilhas que justifique isso.

O Visões Úteis não tem o hábito de fazer espectáculos “para escolas”, mas tem o hábito de procurar públicos e de levar o teatro a sítios e comunidades normalmente menorizadas. Fez isso nos estabelecimentos prisionais, em aldeias remotas no interior do país, em bairros sociais no Porto… o Projecto Outras Leituras é, por isso, muito mais do que um projecto de “teatro para escolas”.

E vai estar em Aveiro, no Mercado Negro, entre 10 e 12 de Dezembro com Eu que Servi o Rei de Inglaterra.

Os professores/alunos/escolas interessados (o espectáculo é exclusivamente para público escolar) devem consultar a informação sobre o Projecto e contactar o Visões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.