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Afinal quanto dinheiro é que se pode ganhar com publicidade num blog?

As respostas à minha pergunta recente, “Porque é que os blogs pessoais têm cada vez mais publicidade?“, levam-me a pensar que é bem provável que até agora, tenha subestimado os rendimentos possíveis. Ou isso, ou uma parte dos comentadores estão todos a soldo do Google AdSense. 😉 Seja como for, parece que vale a pena.

Mas, sendo assim— e pondo de lado questões de princípio ou apenas sensibilidade—, impõe-se a pergunta: como e quanto dinheiro é que se pode ganhar, de facto?

No sistema do Google AdSense, onde “alugamos” espaço publicitário nos blogs, pode-se ganhar dinheiro de duas formas, porque se pode gastar dinheiro de duas formas no Google AdWords, o sistema do Google para anunciantes:

  1. CPC – Custo Por Clique
    Neste sistema, os anunciantes pagam apenas pelos cliques efectivos nos seus anúncios, ou seja, por visitas geradas através da publicidade. Neste caso, um anúncio pode surgir 10, 100 ou 1000 vezes no nosso blog sem recebermos um tostão por isso. Apenas se os nossos visitantes clicarem nos anúncios é que há retorno. E não vale fazer a batota: se clicarmos nós próprios nos anúncios e se isso for detectado pelo Google (e acreditem que eles detectam muita coisa), podemos ser banidos do sistema.
  2. CPM – Custo por Impressão
    Neste sistema, os anunciantes pagam para aparecer, independentemente dos cliques, ou seja, das visitas. Neste caso, de cada vez que o anúncio surge, somos pagos.

A opção CPC vs CPM é dos anunciantes e não de quem aluga espaço publicitário (pelo que percebi).
Isso significa que dependendo dos assuntos abordados e, assim, dos potenciais anunciantes, podemos ter anúncios CPC e CPM. Pela lógica, os pequenos anunciantes querem gerar visitas aos sites de forma controlada e económica e optarão pelo CPC. Os grandes anunciantes e grandes marcas, com orçamentos para publicidade online mais largos, estarão interessados em gerar visibilidade , independentemente das visitas associadas.

A escolha da parte de quem anuncia  é um problema de marketing, estratégia comercial e orçamento.

No sistema CPC, o custo por clique depende da relevância das palavras-chave escolhidas pelos anunciantes (“artesanato” custa €0,06 – €0,10, “linux” custa €0,81 – €1,22). Podem fazer as vossas próprias simulações aqui. Não encontrei dados ou simuladores para o sistema CPM, em que os anunciantes licitam por pacotes de 1000 impressões do seu anúncio.

Independentemente disso, há uma diferença entre o que os anunciantes pagam ao Google e aquilo que recebem os bloggers. E o facto da fórmula de cálculo não ser transparente assusta-me um bocadinho, pessoalmente.

Mas as histórias de gente que ganha bastante dinheiro multiplicam-se pela net e, aparentemente, entre os leitores deste blog há mesmo gente que tem essa experiência em primeira mão.

Como?

O motor do Google identifica no conteúdo do blog as palavras-chave indicadas pelos anunciantes e selecciona alguns, da lista de anúncios disponíveis e usando algoritmos que se apresentam como os melhores para garantir resultados aos anunciantes e aos bloggers (se uns pagam o mínimo e outros recebem o máximo, devem ser algoritmos do “arco-da-velha”). Dependendo do tipo de anúncio (CPC ou CPM) são calculadas receitas e despesas para cada uma das três partes envolvidas (despesas do anunciante, receitas do Google e do blogger) em função de cliques e/ou impressões.

Este sistema complexo significa que fazer estimativas de rendimentos com base nesta publicidade é muito complicado. Apenas se poderá concluir que:

  1. Um elevado número de visitantes e de exibições de página aumenta a probabilidade de rendimentos altos, mas não os garante, se a maior parte dos anúncios for do tipo CPC
  2. Conteúdos que versem assuntos “populares” aumentam também essa probabilidade, principalmente se entrarem na área de acção das marcas que aderem ao sistema CPM
  3. Conteúdos relevantes, bem escritos e estruturados permitem, em teoria, ao Google uma indexação mais eficaz do blog e, assim, um melhor “encaixe” entre publicidade e leitores, o que aumenta consideravelmente a hipótese de se fazer algum dinheiro

Mas, aparentemente, sem nos preocuparmos muito com isso, ou sem alterações na linha editorial, é possível ter algum rendimento. Se assim for, sugiro que isso significa que o sistema está temporariamente inflaccionado e que um ajuste progressivo entre a oferta e a procura, associados à melhoria dos “algoritmos” que o Google usa para garantir resultados a todos os intervenientes eliminará alguma “gordura” do sistema.

Entretanto, que faça bom proveito a todos.

E, afinal?

O Google insiste que só testando é que se poderá comprovar qual o rendimento do programa em cada blog. É verdade, por todas as razões indicadas e mais algumas. Mas existem formas de fazer estimativas. Esta é uma das mais simples que encontrei, mas não asseguro nada:

Rendimento = CTR * CPC

CTR – Click Through Rate: a relação entre o número de impressões do anúncio e o número de cliques
CPC – Cost per Click: custo por clique

Considera-se que uma CTR média andará à volta de 3% e que o CPC médio é de $0.25 (USD), por isso, para cada 1000 impressões (page views):

1000 * 3% (est. CTR) * $0.25 (CPC médio) = $7.5 (USD)

A acreditar nesta fórmula para estimar rendimento, um blog parecido com este, que tem cerca de 6500 exibições de página por mês, se tivesse 5 anúncios por página, poderia render cerca de $243.75 (USD) por mês.

Quem sabe se alguns dos comentadores do post anterior não poderão confirmar ou negar o rigor desta fórmula de estimar rendimento.

Mas, e depois?

Depois… nada. Este blog não terá publicidade por razões várias, mas acho que é importante que se perceba e se fale sobre esta realidade com alguma frontalidade e sem as “tretas” habituais de quem tem outros interesses nisto.

Também em nada se altera a minha relação com os blogs com e sem publicidade. Procuro conteúdos e acho que é isso que a maior parte das pessoas faz.

E alegra-me a frontalidade e naturalidade com que os comentários foram feitos. Ficámos todos (acho) a saber um bocadinho mais.

11 comentários a “Afinal quanto dinheiro é que se pode ganhar com publicidade num blog?”

Parabéns pelo assunto, comentei o teu post relacionado com este assunto e gostei do modo como todas as pessoas mostraram o seu ponto de vista.
Em relação aos números vou-te dar como exemplo um blog, que não o meu visto que tenho publicidade nele ainda não à uma semana. O blog tem cerca de 2000 visitas/mês, 3 banners publicitários (creio que é o máximo permitido pelo google) e só se ganha dinheiro ao click. Os rendimentos mensais são a volta de $2-$3, pode-se considerar uma relação de $1 por 1000 visualizações. No meu caso eu pago mensalmente 35€ por um servidor, fora dominio anual, etc, assim podes verificar não estou cá pelo lucro 🙂
Continua com os bons posts 😉

O que se recebe do AdSense é miserável, é totalmente impossível em Portugal viver do que se ganha por essa via. Eu tenho n’A Baixa do Porto o link para o Sitemeter, podem lá ver-se as estatísticas. Agora, em tempo de Páscoa e portanto com menos acessos do que o costume, está nos 700 e tal diários, não é tão pouco como isso. Recebo uns euros ao fim do mês…

Olá outra vez João.
Não concordo com a ideia de que o que se ganha é miserável. Desde o momento em que estou a ganhar, seja o que for, quando antes não ganhava nada, já é bom. Há uns tempos atrás, uma daquelas pessoas que vive essencialmente dos lucros do AdSense (sim, já há quem viva só disso em Portugal) disse-me que, para um site como o meu, ganhar 1 ou 2 dólares por dia era bom. Ele não sabia quanto é que eu ganhava mas fez uma média por aquilo que ele entendia do assunto. Eu, por outro lado, entendi que essa pessoa não mantinha um site mas sim uma miríade deles, sobre temas bastante específicos e que, em cada um deles aplicava mais do que um tipo diferente de publicidade online e geridos dessa forma, lá dava para ele se aguentar.
Implica trabalho. Disso eu tenho a certeza. Se eu tiver varios dias sem escrever nada no meu site, se eu fizer varios posts só com vídeo seguidos, se me limitar a colocar conteúdo que já está muito difundido na web, vejo logo os meus lucros do adsense a descer…

Realmente para viver de blogar, tem q ter muuita visita. Façamos os calculos, possuo 2 blogs de assuntos distintos, 1 com 120 visitas diárias outro com 350 visitas diárias em média. Em 1 uso o adsense apenas, no outro uso Anuncios UOL, adtoll, bondfaro e submarino. Com essa média ganho por mes cerca de 100 reais, mixaria!

O que são AdSense, AdWords, CTR, CPM e PPC…

Hoje, trabalhar com internet exige o máximo conhecimento, principalmente para quem faz planejamento web. A responsabilidade de mostrar os melhores caminhos para o cliente, o investimento necessário para trilhar os melhores caminhos, não é do desenv…

Ola!
Adoooreiiii o post e os comentarios.
Gracas a pessoas como voces podemos nos desenvolver cada dia mais, utilizando a sabedoria e conhecimento daqueles que obtem sucesso.
Muito obrigada!
Aproveito para convidar voces para jogar gratis no meu site.

🙂 Camila

Caro João Martins,

O meu nome é Alcino Jorge e eu sou o Gestor de Marketing para países de língua portuguesa da Binary.com — uma empresa pioneira e líder na negociação de Opções Binárias com 15 anos de existência no mercado financeiro online.

Encontrei o seu site hoje e gostei imenso de ver a sua abordagem direta e transparente na comunicação com os visitantes. Acredito que seria mutuamente benéfico tê-lo como afiliado e que facilmente conseguiria replicar este site (ou pelo menos aproveitar da essência dele ou de outros que tem) para criar outra fonte de rendimento connosco.

A nossa plataforma possui algumas vantagens competitivas em relação a outras que aumentam a vontade de registro de potenciais clientes e que diminuem a aversão e resistência destes, que principalmente são os baixíssimos valores dedepósito mínimo (desde $5) e o valor mínimo para negociações ($1).

Com a sua habilidade de “vender”, acredito mesmo que saberá usar isto a seu favor e benefício (e o seu sucesso é o nosso sucesso, por isso estaremos cá para apoiá-lo). 

No nosso programa de afiliados, poderá ganhar até 35% das receitas líquidas geradas pelos clientes a quem der a conhecer a nossa plataforma de negociação. Todo o nosso site e a plataforma estão disponíveis em Português e nunca estivemos tão bem preparados para receber clientes de Brasil e Portugal como agora.

Empregamos uma extensa equipa de escritores, analistas de mercado e programadores dedicados à produção de materiais acessíveis de instrução e vendas para os nossos afiliados.

Abaixo, forneço um link que poderá usar para se registrar como afiliado:
http://info.binary.com/alcino_subaff_pt
Fico, desde já, à sua inteira disposição para responder a quaisquer dúvidas e questões relacionadas com o programa de afiliados Binary.com através do seguinte endereço de e-mail: alcino@binary.com.

Atenciosamente,

Alcino Jorge
Gestor de Marketing para 
Países de Língua Portuguesa

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