Categorias
Aveiro cidadania ua

Sinto-me um herói, de facto

Fui à iniciativa de colheita de sangue e registo como dador de medula óssea de que falei ontem e, com alguma surpresa e para minha grande felicidade, nenhum dos “mitos” se confirmou: nem a minha medicação regular me impede de ser dador de sangue, nem as cirurgias a que fui submetido no passado terão envolvido transfusões pelo que pude dar sangue e registar-me como dador de medula óssea.

Só depois das análises feitas e de todos os dados processados é que terei confirmação da minha condição de dador, obviamente, mas este primeiro passo, que podia (e devia) ter dado muito mais cedo, fez-me ficar a sentir muito bem comigo mesmo. E não custou nada: um ambiente simpático, profissionais de saúde muito cuidadosos, atenciosos e divertidos e um processo que, pelo menos para mim, foi completamente tranquilo. Suminho de laranja e um belo pão com queijo… conforto no corpo e na alma. Fiquei mesmo contente e, apesar de ser uma atitude que devia ser “normal”, as campanhas de publicidade e sensibilização que nos falam em “salvar vidas”, promovem mesmo um certo sentimento de heroísmo do acto.

É passageiro, até tirar o penso do braço. 😉

Entretanto, se quiserem, podem ir confirmar isto mesmo no complexo residencial da Universidade de Aveiro, hoje, até às 17h00. Se, como eu, andarem a adiar por terem dúvidas sobre se podem ou não ser dadores, deixem-se disso e vão, nem que seja só para esclarecer. E podem registar-se só como dadores de medula óssea, que é um acto muitíssimo importante.

4 comentários a “Sinto-me um herói, de facto”

Não sou nada, Ágata.
Se há heróis neste história são as pessoas que, como tu, são dadores “militantes” há anos.
Espero que a recolha de dados para o registo de dadores de medula óssea que organizaram na Murtosa, assim como esta em Aveiro, possa dar uma nova esperança às pessoas que aguardam um dador compatível. E espero que, cada vez mais, este registo fique independente das motivações circunstanciais do caso A ou B e passem a ser opções naturais.

Olá João,
Vim aqui dar por acaso!
Eu fui chamada para doar medula, primeiro ainda tenho que fazer mais testes para ver o grau de compatibilidade mas espero que corra bem…
No meu blogg vou escrever tudo no sentido de acabar com mais uns medos infundados.
Fica bem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.